Amorim Turismo
AMORIM TURISMO
home » amorim turismo » quem somos

Quem somos

Antes de 1997
A história do Grupo Amorim remonta a 1870 e tem origem no negócio da cortiça. De facto, aquele que é hoje o maior grupo mundial de cortiça começou como uma pequena empresa familiar produtora de rolhas de cortiça.

Nos anos 60 têm início os processos de verticalização do negócio da cortiça e de internacionalização das actividades do Grupo (inicialmente, pela Áustria, como plataforma de acesso aos Países de Leste).

Nos anos 80, houve uma diversificação dos produtos/aplicações da cortiça e, simultaneamente, ocorreu um processo de horizontalização, com a aquisição empresas de transformação da cortiça. Os anos 80 assistiram ainda a iniciativas de diversificação dos investimentos do Grupo (por exemplo, na área financeira, com a participação no nascimento do BCP, na área das telecomunicações, na área imobiliária, na hotelaria, etc).

Na década de 90 são constituídas as sub-holdings Natureza, SGPS,SA, Imobiliária (Amorim Imobiliária), Turismo (Amorim Turismo), etc.

Depois de 1997
A Amorim Turismo foi criada em 1997 como subsidiária da Amorim Investimentos e Participações, S.G.P.S, S.A. Em meados de 2005, e na sequência da reorganização dos negócios do denominado Grupo Amorim, a Amorim Turismo ganhou um estatuto de autonomia adequado à especificidade da sua actividade.

No domínio da actividade hoteleira, que representa o seu principal “core business”, o Grupo esteve presente em todos os segmentos de mercado nas áreas metropolitanas mais relevantes, tendo gerido, em parceria com o Grupo Accor, 33 hotéis em Portugal, Cuba e Moçambique.

Ao longo dos últimos vinte anos, a Amorim Turismo e a Accor protagonizaram uma importante parceria que permitiu implementar em Portugal os conceitos internacionais de hotelaria de cidade e de negócios.

Tendo sido atingidos os principais objectivos, a Amorim Turismo e o grupo Accor assinaram um acordo que pôs fim à ‘joint venture’, e abre caminho à gestão autónoma dos segmentos de negócio mais consentâneos com o novo posicionamento estratégico assumido pela Amorim Turismo.

Em Portugal
O portfolio de investimentos do Grupo na área hoteleira passa assim a centrar-se no segmento dos resort e da residência de lazer, passando a controlar e a explorar o Vilalara Thalassa Resort sob a marca Blue&Green, marca sob a qual se desenvolve o The Lake Spa Resort, o primeiro elo da cadeia e um dos mais luxuosos empreendimentos deste segmento em Portugal e o mais recente hotel Blue&Green – o Tróia Design Hotel.

A Amorim Turismo (Blue&Green Hotels) concretizou entretanto uma parceria com o Grupo Altis Hotels que visa aumentar a oferta e as sinergias comerciais nas suas actividades de marketing, promoção e vendas. Esta parceria apresenta-se com a denominação de Altis Blue&Green com a assinatura – Hotels & Resorts with a new attitude.

Uma das principais vantagens da parceria assenta na complementaridade de produtos e serviços de ambos os grupos. O portfolio conjunto resulta num total de 9 hotéis, com cerca de 1400 quartos e um total de vendas globais de 40M€, passando a ocupar o 9º lugar no ranking dos hotéis de Portugal.

O Grupo Altis com 6 hotéis de características únicas e em locais privilegiados de cidade (Hotel Altis, Altis Suites, Altis Prime, Altis Avenida Hotel, Altis Belém Hotel & Spa e Altis Park Hotel) e o Grupo Blue & Green (B&G) com três unidades de resort, o Tróia Design Hotel, The Lake Spa Resort e Vilalara Thalassa Resort.

Ambos os grupos são reconhecidos pela sua diversidade de oferta de hotéis com serviços inovadores e exclusivos; na restauração com espaços de elevada qualidade gastronómica, dos equipamentos e tratamentos de Spa e pela ampla variedade de espaços para eventos e congressos.

A novidade imediata foi o lançamento de um cartão de fidelidade conjunto, Attitude Card, que permite acumular pontos nos diferentes hotéis dos dois Grupos, que podem depois ser trocados por serviços, ofertas e programas conjuntos. A possibilidade dos clientes poderem beneficiar de ofertas exclusivas quer nos hotéis de cidade quer em hotéis de resort são claramente outra das grandes vantagens deste cartão.

O facto de cada grupo deter um conhecimento mais aprofundado de determinados mercados internacionais, irá optimizar e maximizar a trabalho de actividade promocional das equipas comerciais e permitir um reforço da presença em novos mercados. Esta união permite ainda uma maior capacidade de negociação na contratação com os principais agentes/operadores e consequentemente o alargamento da oferta com programas integrados cidade/resort.

África
Em Angola a Amorim Turismo está presente em 3 hotéis – o recém aberto - Executive Hotel Samba em Luanda, o Hotel Terminus no Lobito e no início de 2014 está previsto abrir uma nova unidade no N’dalatando.

Em Moçambique o Grupo está presente em Maputo no Hotel Turismo com renovação prevista para 2013.

Casinos
Relativamente aos jogos de Fortuna e Azar, a Amorim Turismo está presente em cinco Casinos – Estoril, Figueira da Foz, Póvoa do Varzim Lisboa, o mais recente Casino de Tróia. Estes casinos representam cerca de 72% do total de proveitos do mercado.

Estratégia
É aposta do Grupo consolidar um percurso de crescimento que lhe permita, dentro em breve, figurar entre os líderes do turismo nacional. Para alicerçar esta estratégia, há objectivos que foram traçados:

  • Desenvolvimento sustentado e especialização no segmento Luxo, apostando na consolidação da marca Blue&Green, já presente no “The Lake Resort”, em Vilamoura e no “Vilalara Thalassa Resort” em Porches e em Tróia – o Tróia Design Hotel.
  • Forte empenho na formação e motivação dos seus Quadros e na excelência dos serviços oferecidos.
  • Abertura do casino de Tróia, completando desta forma uma rede de cinco casinos – a maior oferta nacional.
  • Desenvolvimento de projectos estratégicos, nomeadamente no âmbito do turismo residencial.
  • Expansão para Angola
Blue & GreenThe Lake Spa ResortVilalara ResortTróia Design Hotel